QUEM SOMOS
Criada em 2020, a Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) tem como objetivo subsidiar os trabalhos da Casa nos moldes do Instituto Fiscal Independente do Senado Federal. A Assessoria Fiscal tem como finalidades estudar, analisar e promover o debate sobre a economia e a situação fiscal do Estado do Rio de Janeiro.
Constituída por uma equipe multidisciplinar, a Assessoria Fiscal tem realizado estudos e participado de debates na ALERJ e com a sociedade, buscando assessorar na busca de caminhos para a dinamização econômica do estado do Rio de Janeiro e suas regiões e para a redução das desigualdades sociais no território fluminense.
As atividades da Assessoria Fiscal contribuem para a criação de uma cultura de pensamento e discussão sobre o Rio de Janeiro, que permita a identificação de suas potencialidades e prioridades desejadas, a fim de com isso se construir políticas e iniciativas para um desenvolvimento econômico e social integrado e sistêmico que rompa a crise estrutural fluminense, cujas bases remontam à década de 70.
Para apoio a seus trabalhos, a Assessoria Fiscal conta ainda com um Conselho de Assessoramento Técnico, também referenciado como Conselho Consultivo, formado por cinco membros e com o qual se reúne mensalmente para discussão de temas de interesse do Estado do Rio de Janeiro.
EQUIPE
Conselho Diretor
Mauro Osorio, diretor-presidente (maio/2020 – atual)
Economista e doutor em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Professor da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, membro fundador do Instituto de Estudos sobre o Rio de Janeiro (IERJ), ex-presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) e especialista em economia do Rio de Janeiro
Aldir Pires, diretor (maio/2020 – atual)
Advogado, com especialização em Gestão Pública. Ampla experiência no processo legislativo e responsável pelo portal LegislAqui, de acompanhamento dos mandatos e leis na ALERJ.
Magda Chambriard, diretora (assessora de abril/2021 a agosto/2022; diretora a partir de agosto/2022 – atual)
Engenheira formada UFRJ, mestre em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ, ex-diretora geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis - ANP e consultora da Fundação Getúlio Vargas/RJ.
Assessoria
Henrique Rabelo (diretor de maio/2020 – agosto/2022; assessor a partir de agosto/2022 – atual)
Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Ex-diretor da Assessoria Fiscal da ALERJ e ex-chefe de Gabinete do Instituto Pereira Passos. Possui ampla experiência com estudos socioeconômicos sobre o Rio de Janeiro.
Maria Martha de Brito (fevereiro/2021 – atual)
Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ e Mestre em Análise e Política Econômica pela Université Paris Nord. Possui experiência em pesquisa nas áreas de economia da inovação e desenvolvimento local.
Lídia Silveira Arantes (abril/2021 – atual)
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia e mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Economia pela UFRJ, vinculada à Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist). Possui experiência em cargos de liderança em empresas.
Fernando Lopes de Almeida (março/2022 – atual)
Economista, mestre e doutor em economia pela FGV, ex-deputado estadual e federal e ex-secretário estadual de Planejamento e Controle, de Controle Geral do Quadro Permanente de Pessoal Civil do Poder Executivo do Rio de Janeiro e de Fazenda.
Gabriel Siqueira (outubro/2022 - atual)
Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Corpo técnico
Marianna Salles Falcão (agosto/2020 – atual)
Servidora concursada. Jornalista formada pela UERJ e especialista em Comunicação Empresarial e Comunicação e Semiótica pela Universidade Estácio de Sá.
Manuela Ferreira (agosto/2020 – atual)
Servidora concursada. Contadora e mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ. Possui experiência de pesquisa na área de controle social e accountability do setor público e experiência profissional em contabilidade governamental.
Conselho de Assessoramento Técnico
Adhemar dos Santos Mineiro (julho/2022 – atual)
Economista formado pela UFRJ, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Assessor da REBRIP (Rede brasileira pela Integração dos Povos).
Alberto da Silva Lopes (agosto/2020 – atual)
Auditor Fiscal e ex-superintendente da Secretaria de estado de Fazenda do Rio de Janeiro.
Israel Marcellino (julho/2021 – atual)
Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor do Departamento de Ciências Econômicas do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Joilson de Assis Cabral (julho/2022 – atual)
Economista formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutor e Pós-Doutor na área de Métodos Quantitativos no Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, professor do Departamento de Ciências Econômicas e dos programas de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento e Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Luís Gustavo Vieira Martins (julho/2022 – atual)
Economista formado pela UFF, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, servidor de carreira federal de Analista de Planejamento e Orçamento e pesquisador do IPEA.